quinta-feira, 28 de maio de 2009

Estágios das operações concretas



A partir dos estudos realizados participei também do Fórum sobre os estágios do desenvolvimento. Escolhi falar sobre o estágio das operações concretas pois foi o que tive mais curiosidade. Pois trabalho com a alfabetização e pude perceber através das leituras realizadas que muitos dos meus alunos se encontram nesse estágio.
Minha participação no fórum
Trabalho com uma turma de segundo ano, onde as idades variam entre sete e nove anos. A partir dos estudos realizados pude observar que a maioria dos meus alunos se encontram no período operatório concreto. É nesta etapa que o pensamento lógico, objetivo, adquire preponderância. Ao longo dela as ações interiorizadas vão se tornando cada vez mais reversíveis, móveis e flexíveis. A criança é capaz de construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia. A criança desta etapa é operatória porque o seu pensamento é reversível. Ela consegue retornar mentalmente ao ponto de partida. Também nesta fase tem a noção de conservação.
Por meio de alguns trabalhos realizados, observei na turma os alunos que estão na fase operatório concreto. Através das atividades de cálculo mental, classificar, ordenar e seriar que realizaram com segurança e autonomia.
Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a sua realidade.
Todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma seqüência, porém o início e o término de cada uma delas pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada criança e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ela estiver inserida.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Nilsa da Silva!

A partir de hoje vou fazer parte dos comentários são importantes para a sua trajetória acadêmica.
Seu portfólio contém registros interessantes a aplicabilidade com seus alunos apresentam clareza e objetividade com leituras adequadas, para conscientizá-los os seus alunos na realização das atividades.
Todas as suas produções são significativas e se referem a experiências já vividas, você escreve muito bem.
Obrigada por suas postagens!
Um abr@ço virtual,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS