segunda-feira, 18 de maio de 2009

Ação: Proposta de Atividade



O tema da nossa aula de Psicologia foi a Ação que, segundo a epistemologia genética é promotora de aprendizagem. Piaget acreditava que a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, sendo que essa ação pode ser física ou mental.
Então a partir das leituras sugeridas que me possibilitaram muitas aprendizagens. Com o desafio proposto pela professora parti para a ação e apresentei o seguinte trabalho.

ATIVIDADE DO:

PALHAÇO SABIDO


Trabalho elaborado para minha turma de segundo ano.
O objetivo da atividade é construir o conceito de adição e subtração simples.
As tarefas devem ser realizadas em grupo.
São necessários os seguintes materiais para a realização deste trabalho
Cartolina, tesoura, Papel crepom, Lã,Canetas hidro cor, Fichas com atividades, Caixa de sapato, Lápis, borrachas, Garrafas, Livros, Folhas.
Os procedimentos para a realização deste trabalho é o seguinte:
Desenhar um palhaço na cartolina e recortá-lo. Desenhar, com canetas hidro cor, o rosto do palhaço. Com a lã fazer os cabelos e utilizando o papel crepom fazer uma gravata.
Com um pedaço de cartolina, fazer três bolsos. Um na camisa e os outros dois na calça.
Preparar cartões com as atividades do palhaço sabido.
Afixar o palhaço na parede da sala ou no mural e apresentá-lo a turma, dizendo que o palhaço sabido trouxe várias atividades, que estão no seu bolso, para a turma se divertir, através da realização das mesmas.
Iniciam-se as atividades, sorteando um aluno de cada vez , para pegar o cartão, com as tarefas no bolso do palhaço sabido.
Após ter o seu nome sorteado, o aluno deverá ir buscar o cartão no bolso do palhaço e entregar para a professora, que lê a tarefa para o grupo realizar.
Sobre a mesa há 5 livros e no armário há mais 2. Reunindo todos os livros
quantos livros teremos?
Um aluno tem 6 lápis. Seu colega tem 3. Reunindo todos os lápis em uma classe, quantos lápis eles terão?
Pode ser feito outras cartinhas, variando as quantidades.
Distribuir uma folha de papel para cada aluno, onde estão desenhados três círculos de cores diferentes (azul, vermelho e verde ). A professora Pede às crianças
que coloquem no círculo vermelho 3 lápis e no círculo azul, 2. Feito isto, peça que juntem, no círculo verde todos os lápis.
Questionamentos: Quantos lápis estão reunidos no círculo verde?
Repetir a esta atividade várias vezes, alterando a quantidade de objetos e a forma de apresentação.
Solicitar que um aluno coloque 5 borrachas dentro de uma caixa. Depois, pedir que ele retire 3 e que ao final verifique quantas ficaram na caixa. Também variar a quantidade e os objetos.
Solicitar, para alguns alunos formar, na frente da turma, uma fila (até 9). Pedir a um aluno, que não esteja na fila, que observe a quantidade de colegas na fila e depois vire de costas. Sem falar, retire alguns alunos da fila e diga à criança de costas que se vire. Em seguida, perguntar:
Quantos colegas havia na fila?
Quantos colegas ainda ficaram?
Quantos saíram?
Repetir a atividade com outros alunos, sempre mudando o número de alunos da fila.
Desenhe 6 pirulitos e depois pinte 4.
Após a realização da atividade, responda:
Quantos pirulitos você desenhou?
Quantos você já pintou?
Quantos faltam pintar?
Agora pinte os pirulitos que ainda faltam pintar.
Colocar sobre a mesa 2 agrupamentos de garrafas, um com 3 e o outro cinco.
Pedir a um aluno que complete o segundo grupo e responder a seguinte questão:
Quantas garrafas você precisou colocar para que as quantidades ficassem iguais?

O mundo do objeto fornece o conteúdo (assimilação), o mundo do sujeito cria
novas formas (acomodação), a partir das formas dadas (reflexos) na bagagem
Hereditária. Posteriormente, as próprias formas, construídas por este processo de
Abstração reflexionante, transformam-se em conteúdos a partir de cuja assimilação
constroem-se novas e mais poderosas formas. É a ação do sujeito que constrói
este novo e fascinante mundo: o mundo do conhecimento – como forma e como
conteúdo (BECKER, 2001a, p. 20)

Através da manipulação de variados materiais concretos, experimentação, diálogo, questionamentos, erros, interação, variação de atividades, os alunos irão construir o conceito da adição e subtração trabalhado na atividade proposta.
Através da atividade é desenvolvido o cálculo de maneira prazerosa, interessante possibilitando a interação entre os alunos, com ajuda mútua que leva a construção da autonomia.
Análise: Através da atividade proposta os alunos manipulam diversos materiais, construindo e formulando hipóteses, refletindo, acontecendo dessa maneira o processo de assimilação e acomodação. De uma maneira lúdica os alunos construirão novos conhecimentos.

Nenhum comentário: