quarta-feira, 27 de maio de 2009

Estágios do Desenvolvimento


Realizei um estudo muito proveitoso, sobre os quatro estágios do desenvolvimento da criança. A partir deste estudo destaquei as características principais de cada estádio. Obtive muitos conhecimentos pois foi um estudo mais aprofundado sobre o tema.
Esse estudo foi muito importante pois me trouxe auxílio no meu trabalho docente e também para a minha vida.


Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente
renovada entre a continuidade e a novidade
(INHELDER, BOVET e SINCLAIR,1997, p.263).









Estágios do desenvolvimento

De acordo com as leituras realizadas, o desenvolvimento cognitivo da criança segundo Piaget é sequencial e caminha de estruturas mais simples para estruturas mais complexas. A maturação, assimilação, acomodação, a experiência, a interação social e a equilibração se inter-relacionam no desenvolvimento mental.
O desenvolvimento passa por fases ou estágios que são os mesmos para todos os indivíduos e se sucedem na mesma ordem. Mas as crianças podem passar de um estágio para outro em idades diferentes. As idades médias que caracterizam cada estágio podem variar de uma criança para outra, de acordo com o meio social no qual está inserida que influencia no processo de modo, a acelerar, ou retardar sua manifestação.
Essas fases são caracterizadas por estruturas mentais diferentes construídas pelo próprio sujeito em interação com o mundo que o cerca.
Nos estágios evolutivos: A ordem de sucessão das aquisições é constante; todas as estruturas construídas num determinado estágio vão integrar reorganizando-se na construção das estruturas seguintes; cada estágio é uma estrutura de conjunto, que comporta ao mesmo tempo um nível de preparação e acabamento, inserido num processo de formação que traduz os mecanismos do pensamento humano.
Cada estágio se caracteriza pelo surgimento de estruturas originais que diferem das estruturas anteriores pela natureza de suas coordenações e pela extensão do campo de aplicação. Essas estruturas correspondem a características do estágio que a criança se encontra por um determinado tempo, pois são alteradas pelo desenvolvimento subseqüente, em função da necessidade de uma melhor organização.
Este conjunto de processo de formação constitui o próprio desenvolvimento humano, que segundo Piaget pode ser conceituado “como um processo de equilibração progressiva que tende para uma forma final, das operações formais”.
Os quatro estágios do desenvolvimento e faixa etária aproximada.
O primeiro estágio é chamado de sensorio-motor, que vai mais ou menos de 0 a 2 anos. Neste estágio a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos. Sua ação é direta sobre eles. Essas atividades serão o fundamento da atividade intelectual futura. A estimulação ambiental interferirá na passagem de um estágio para o outro.
O segundo é o estágio pré-operacional, que ocorre mais ou menos de 2 a 6 anos: a criança desenvolve a capacidade simbólica; "já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significador (imagem, palavra ou símbolo) daquilo que ele significa (o objeto ausente), o significado". Este período caracteriza-se: pelo egocentrismo: isto é, a criança ainda não se mostra capaz de colocar-se na perspectiva do outro, o pensamento pré-operacional é estático e rígido, a criança capta estados momentâneos, sem juntá-los em um todo; pelo desequilíbrio: há uma predominância de acomodações e não das assimilações; pela irreversibilidade: a criança parece incapaz de compreender a existência de fenômenos reversíveis, isto é, que se fizermos certas transformações, somos capazes de restaurá-las, fazendo voltar ao estágio original, como por exemplo, a água que se transforma em gelo e aquecendo-se volta à forma original.
O terceiro estágio das operações concretas, ocorre mais ou menos dos 7 aos 11 anos: a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados. Piaget fala em operações de pensamento ao invés de ações. É capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. A criança desta etapa é operatória porque o seu pensamento é reversível. Ela consegue retornar mentalmente ao ponto de partida. Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Apesar de ainda trabalhar com objetos, agora representados, sua flexibilidade de pensamento permite muitas de aprendizagens.
O último é o estágio das operações formais, que acontece mais ou menos dos 12 anos em diante: ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato. A criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo), situando o real em um conjunto de transformações. A grande novidade do nível das operações formais é que o sujeito torna-se capaz de raciocinar corretamente sobre proposições em que não acredita, ou que ainda não acredita, que ainda considera puras hipóteses. Tem início os processos de pensamento hipotético-dedutivos.

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