terça-feira, 19 de maio de 2009

Mosaico étnico-racial

Na Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação: Sociologia e História no enfoque II, nos foi proposto a elaboração de uma atividade e a posterior aplicação com a turma de alunos, sobre o seguinte assunto, (Diversidade na escola: mosaico étnico-racial). Então realizei a atividade conforme o solicitado. Porém me surpreendi com o envolvimento, participação e desempenho dos meus alunos na realização da atividade proposta que ficou muito interessante.



Esta atividade, foi realizada conjuntamente com as turmas 2 A 3 e 2 A 4, de segundo ano.
Inicialmente, foi pedido para os alunos conversarem com a família sobre a sua origem.
Na aula, a maioria dos alunos contou o que família havia falado em casa.
Logo após foi realizado a leitura do poema:

GENTE

Tem gente de todo jeito:
Gente pra quem quiser ver
Gente grande e pequena,
Gente que não quer crescer.

Gente que fala, gente que ouve,
Gente que fica emburrada,
Gente que corre, que dança
Gente que anda sentado.

Tem gente de todo jeito:
Gente pra quem quiser ver
Gente de cabelo preto,
Gente de cabelo loiro.



Gente de cabelo liso, crespo
Fino ou anelado
Gente de olhos castanhos
Azuis ou puxados.

Todos têm seu papel
E um lugar neste mundão.
Cada um com sua vida,
Cada um com seu jeitão.

Jane Emirene

Após a leitura do poema dialogamos sobre o mesmo.
Então pedi para formarem duplas. Observar o colega e fazer um desenho. Quando os alunos terminaram o desenho, formamos um círculo, onde falaram sobre as características pessoais do seu colega. Primeiramente falar o nome do colega depois sobre seu cabelo, sua pele, seus olhos, do que gosta de comer, brincar e o que descobriu de interessante.
Continuando o trabalho, propus para a turma recortar de revistas fotos de pessoas com características semelhantes as suas, para montarmos um painel representando um desenho. Então houve várias sugestões para a montagem do nosso painel. Realizamos uma votação e a mais votada foi o navio.
Após a realização do trabalho a turma foi questionada e chegou a seguinte conclusão: Confeccionamos o nosso mosaico- étnico racial para mostrar a nossa descendência.
Observamos o nosso mosaico étnico-racial e definimos que ele simboliza as viagens dos nossos antepassados, as mudanças de um lugar para o outro, o encontro nos lugares distantes, a união e laços de amizades com pessoas diferentes.
A turma apresentou um grande envolvimento na realização do trabalho, participando de uma maneira construtiva, demonstrando compreensão e naturalidade com o tema étnico- racial desenvolvido na atividade proposta.
Observaram que somos uma mistura de raças e somos todos diferentes, cada pessoa apresenta suas características
de acordo com sua família.
Aqui as o registro dos alunos confeccionando o trabalho e mais abaixo, está à foto do nosso Mosaico étnico_racial.

Um comentário:

Luciane Machado disse...

Nilsa, é importante proporcionarmos aos nossos alunos reflexões em relação a diversidade cultural, que contribuições para construção do país, os vários povos trouxeram, e deixar claro que todas as etnias fazem parte desta construção.Bjs.