domingo, 2 de maio de 2010

Cada pessoa tem sua história

Realizei uma atividade muito significativa com a turma sobre: Cada pessoa tem sua história, onde após um diálogo os alunos receberão sua certidão de nascimento. Através da atividade proposta pude observar o diálogo, as trocas de idéias, as descobertas de cada um, o entusiasmo em experienciar a leitura de um documento seu.
A realidade social da criança é o ponto de partida é ponto de chegada, pois dela se extraem os elementos para se pensar o mundo. Observar, entender e ler o mundo só é possível quando a criança descobre sua individualidade e seu papel nos diversos grupos sociais. Quando ela se descobre como parte integrante de uma sociedade.
A descoberta da sua individualidade aponta para a descoberta e o reconhecimento das diferenças e semelhanças entre as pessoas.
Através do trabalho proposto os alunos foram incentivados a buscarem outras fontes de informação sobre sua história de vida, construíram sua linha de tempo, reconhecendo sua identidade e também, reconhecendo as identidades dos colegas da turma, com suas semelhanças e diferenças.
Através das idéias de Paulo Freire foram vivenciadas novas descobertas na educação, onde o planejamento passou por transformações. A partir desta perspectiva os alunos precisam ser desafiados com situações do seu contexto social, através do desenvolvimento do diálogo, interação, pesquisa na busca de conhecimentos através da leitura e releitura do mundo, adquirindo assim uma nova leitura.
Durante a realização do trabalho fiquei fascinada, observando a turma participar, comparar, cooperar, realizar suas descobertas e aprendizagens.



REFERÊNCIAS:


GIROUX, Henry. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In: FREIRE, Paulo e MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. p. 1-27.

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