domingo, 16 de maio de 2010

Proposta educativa

No desenvolvimento do Projeto, Eu uma pessoa com minha turma, procuro observar os diálogos, os trabalhos desenvolvidos, suas aprendizagens, as sugestões do grupo para continuar o planejamento de acordo com os interesses demonstrados durante nossas aulas. Em muitos momentos não é uma tarefa fácil de colocar em prática, mas, porém é possível. E o melhor de tudo é a gratificação em poder observar a interação, trocas de idéias, a participação, o interesse da turma e as aprendizagens construídas.
A proposta de Paulo Freire é uma proposta onde professores e alunos ensinam e aprendem juntos, em num diálogo permanente.
É a partir deste saber fundamental: mudar é difícil, mas é possível, que vamos programar nossa ação político-pedagógica, não importa se o projeto com o qual nos comprometemos é de alfabetização de adultos ou de crianças, se de ação sanitária, se evangelização, se de formação de mão-de-obra técnica.” (Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia).
Essa nova educação não aceita a constante exploração dos oprimidos. Seria uma educação “para a autonomia, para formar cidadãos plenos, enfim uma educação cidadã”.
De teoria, na verdade, precisamos nós. De teoria que implica uma inserção na realidade, num contato analítico com o existente, para comprová-lo, para vivê-lo e vivê-lo plenamente, praticamente. Neste sentido é que teorizar é contemplar. Não no sentido distorcido que lhe damos, de oposição à realidade [...] (Freire, 1979, p.93).
Paulo Freire garante a inserção do homem na realidade. Deve-se partir sempre das experiências do homem com a realidade na qual está inserido, cumprindo também a função de analisar e refletir essa realidade, no sentido de apropriar-se de uma maneira crítico sobre ela. Suas propostas foram feitas para serem recriadas, conforme o cotidiano, o imaginário, os interesses e os valores, conforme as condições de vida de seu praticante sejam educando ou educadores.

REFERÊNCIAS

_______FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. p.89-101.

_______ FREIRE, Paulo. O mentor da educação para a consciência.

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