domingo, 9 de maio de 2010

Atividades significativas

Durante a semana, que antecedeu o Dia de homenagem as mães, realizei com minha turma várias atividades que envolveram os alunos de uma maneira muito significativa.
Percebi durante a realização as atividades, sobre as mães o quanto foi significativo, proporcionar aos alunos um trabalho sobre o reconhecimento da importância da mãe na vida do ser humano. Eles participaram de uma maneira intensa, demonstrando entusiasmo e dedicação.
A escola, sendo um local onde circula a diversidade de culturas, precisa incentivar uma prática pedagógica que valoriza o contexto social do aluno, na qual circulam textos escritos dos mais variados gêneros, onde o mesmo está submetido a um verdadeiro bombardeio de gêneros textuais e que é o tempo todo convidado a ler e compreender o que lê.
Formas de letramento e alfabetismo, contextualizadas
culturalmente, povoam esse mundo letrado do século
XXI, com divulgação impressa, digital e eletrônica,
através de outdoors, filmes, músicas, propagandas,
desenhos, jogos infantis, etc. São marcas e produtos
que alfabetizam crianças, jovens e adultos por meio
do uso dessas novas tecnologias.
(Trindade, 2005, p. 130)


Devemos em nossa prática pedagógica valorizar o letramento presente no cotidiano dos alunos, pois assim a sala de aula se tornará um ambiente propício à participação dos alunos no processo de construção de significados. Na sala de aula os alunos precisam ter a oportunidade de ouvir, falar, ler e escrever as mais variadas formas de expressão escrita e falada da vida social.
Dessa maneira dando também aos alunos a possibilidade de atribuir significados ao letramento, com compreensão,reflexão e participação social.


Referências:

DALLA ZEN, Maria Isabel; TRINDADE, Iole Maria Faviero. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais. In: XAVIER, Maria Luisa (Org.). Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. p. 123 -133. (Texto 1 – Módulo 1)

_____________KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola, 2006. In: KLEIMAN

Nenhum comentário: