segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um novo olhar sobre a história

Colocar em prática uma proposta curricular voltada para a cidadania que deve preocupar-se com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas na qual se praticam os conceitos éticos. A contribuição da escola na construção da democracia é promover os princípios éticos da liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e equidade, solidariedade e diálogo.
O grande desafio para a educação é estabelecer conexões entre o que se aprende na escola e a vida de cada etnia, sendo necessário mudar mentalidades, superar o preconceito e combater ações discriminatórias. São atitudes que envolvem estudo, pesquisa e um novo olhar sobre a história do país percebendo os grupos étnicos diversos e diferenciados, apresentando muita riqueza na sua diversidade cultural.
Para a compreensão da trajetória das etnias, é necessário tratar de temas básicos: ocupação e conquista, escravização, imigração e migração de uma maneira diferenciada. Outro aspecto importante é o estudo realizado por cada etnia, mostrando sua verdadeira história, através de palestras, seminários, literatura entre outros.
Dessa maneira aprender a conhecer e respeitar as diferentes etnias, percebendo a diversidade étnica na construção da sociedade brasileira, combatendo o preconceito, a discriminação, a exclusão social, incentivando a tolerância, o respeito, a solidariedade de maneira que a humanidade de todos se manifeste em formas concretas e diversas do ser humano para um convívio harmonioso.

SOUZA, Luciana Beatriz, Vainfas Ronaldo, Brasil de todos os santos, coleção: "Descobrindo o Brasil", Jorge Zahar, Rio de Janeiro, 2000.

LUCIANO, Gersen dos Santos;Os índios no Brasil, quem são e quantos são.Texto extraído de:“O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje”. Brasília, 2006


_____. A imagem do índio e o mito da escola. In: MARFAN, Marilda
A. (Org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação – Formação de professores:
educação escolar indígena. Brasília: MEC, 2002 c, p. 93-99.

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