segunda-feira, 12 de abril de 2010

Planejamento

Na semana passada estive muito envolvida, na elaboração do planejamento, pois é um processo de construção que faz parte do trabalho pedagógico de organização, previsão, decisão entre outros aspectos a fim de garantir a eficiência e eficácia de uma ação na prática docente.
Segundo Bernadete Rodrigues, Planejar é a constante busca de aliar o "para quê" ao "como", através da qual a observação criteriosa e investigativa torna-se, também, elemento indissociável do processo.
O planejamento proporciona na prática pedagógica demonstrar um caminho a ser percorrido com a finalidade de se atingir objetivos traçados, visando a busca da autonomia, na construção de conhecimentos, com constante reflexão, tomada de decisão, ação e transformação.
Sendo muito importante, pois é através dele, que o professor da direcionamento ao seu trabalho com a finalidade de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, refletindo sobre sua prática pedagógica e também de como pode atingir os objetivos propostos com mais qualidade
Planejamento é elaborar - decidir que tipo de sociedade e de homem se quer e que tipo de ação educacional é necessária para isso; verificar a que distância se está deste tipo de ação e até que ponto se está contribuindo para o resultado final que se pretende; propor uma série orgânica de ações para diminuir esta distância e para contribuir mais para o resultado final estabelecido; executar - agir em conformidade com o que foi proposto e avaliar - revisar sempre cada um desses momentos e cada uma das ações, bem como cada um dos documentos deles derivados (Gandin, 1985, p.22.
Assim, planejar no desenvolvimento do trabalho pedagógico significa elaborar, executar e avaliar. Onde executar consiste em atuar de acordo com o que foi proposto e avaliar é examinar constantemente cada uma das ações.


DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29.


DALLA ZEN, Maria Isabel; TRINDADE, Iole Maria Faviero. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais. In: XAVIER, Maria Luisa (Org.). Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. p. 123 -133. (Texto 1 – Módulo 1)

Nenhum comentário: