segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Refletindo sobre a avaliação

Refletindo sobre a avaliação


A avaliação é um dos elementos presente no processo de ensino aprendizagem que permite o confrontamento das nossas propostas pedagógicas . Sendo construção, interação, prática, mediação, reflexão continua na construção de conhecimentos.
Realizo a avaliação da aprendizagem dos meus alunos, primeiramente través do diagnóstico da turma, dos seus interesses, da observação do desenvolvimento nos diversos trabalhos propostos no dia a dia na sala de aula, pois obtenho informações de forma contínua, auxiliando os alunos sobre suas construções e progressos em suas aprendizagens.
Utilizo os critérios de participação, cooperação, criatividade e autonomia no desenvolvimento das atividades propostas.
Na escola onde leciono , utilizamos o parecer descritivo para expressar os resultados do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Ele mostra os progressos e as dificuldades individuais fornecendo sugestões para o aluno melhorar. Fala de seus sucessos e desenvolvimento na construção de conhecimentos, bem como registra os resultados parciais e finais do processo de aprendizagem.
Mesmo utilizando o parecer descritivo, na avaliação percebo uma contradição, pois também deve ser expresso um conceito ao aluno, o que para mim é uma dificuldade. Neste sentido na escola acabamos classificando os alunos.
Utilizo os resultados da avaliação para conhecer melhor meus alunos, constatar suas aprendizagens de forma contínua, adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e também aqueles que apresentam dificuldade, tendo em vista os objetivos.
Posso aperfeiçoar minha prática pedagógica buscando formação, em relação à avaliação, possibilitando aos meus alunos uma construção de conhecimento cada vez mais cooperativa, aprimorada, percebendo a complexidade das relações entre o aprender e as dificuldades de aprender na escola. Com uma avaliação que contemple a imaginação, a criação, a sensibilidade, a vida que existe fora da escola com sua diversidade.


Referências:
__________FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:_____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. p.39-61.
__________RATHS et al. apud ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos de trabalho em aula. 5ª edição. Joinvile: UNIVILLE, 2005.p. 28.
__________GOÑI, Javier Onrubia. Rumo a uma avaliação inclusiva. Pátio, Porto Alegre, n. 12, ano 3, p.17-21,abr./fev.,2000.

Nenhum comentário: