sábado, 21 de novembro de 2009

Práticas de Letramento

A escola, embora sendo um local, onde circula a diversidade de culturas muitas vezes não as valoriza em seu contexto, desprezando que existem várias práticas sociais da escrita. A prática pedagógica de alfabetização as vezes está distante das necessidades de leitura e escrita do aluno, que vive em contato com textos escritos dos mais variados gêneros, que está submetido a um verdadeiro bombardeio de gêneros textuais e que é, o tempo todo convidado a ler e compreender o que lê.
As práticas de letramento escolar muitas vezes continuam a ensinar a língua apenas como sistema, sem que as múltiplas possibilidades de construção de significados no uso da linguagem sejam abordadas. A tradição nos estudos sobre a leitura tem sido orientada pelas raízes históricas da mesma como uma habilidade cognitiva descontextualizada. A leitura e a escrita são vistas como atividades escolares e não como práticas sociais que as usam como mediadoras. Assim muitas vezes, no contexto escolar, fica parecendo que os alunos não precisam estar expostos aos textos que circulam fora da escola, pois o que importa é saberem copiar ler e escrever.
Nas salas de aula muitos professores continuam comprometidos com a transmissão dos conteúdos dos livros didáticos e não rompem com a crença de que somente neles encontram-se os textos que merecem ser lidos e trabalhados na escola.
A preocupação da maioria dos professores de língua materna ainda é com o conhecimento sistêmico, no qual há respostas pré-estabelecidas para as questões propostas pelo professor.
Na medida em que for possibilitado circular o letramento presente no cotidiano dos alunos, a sala de aula se tornará um ambiente propício à participação dos alunos no processo de construção de significados. Na sala de aula os alunos precisam, ter a oportunidade de ouvir, falar, ler e escrever as mais variadas formas de expressão escrita e falada da vida social.
As escolas devem abrir espaço para outras práticas de letramento não mais se limitando ao letramento escolar. Dessa maneira dando também aos alunos a possibilidade de atribuir significados ao letramento, com compreensão,reflexão e participação social.

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