domingo, 22 de novembro de 2009

Influências da Fragmentação do conhecimento na Cultura Escolar

Relaciono a fragmentação dos processos de produção (Taylorismo & Fordismo), com a cultura escolar através dos modelos empregados em ambos e seus reflexos para a vida dos trabalhadores e consequentemente na sociedade. Pois de acordo com o modelo taylorismo e fordismo os trabalhadores só precisavam compreender os movimentos necessários a cada operação, memorizá-los e repetí-los ao longo do tempo, sendo que o mais importante era os modos de fazer. Não era exigida outra formação escolar pois o trabalho desenvolvido era de memorizar conhecimentos e repetir procedimentos em uma determinada seqüência.
A escola em consonância com esta situação também segue esta linha utilizando metodologias com conteúdos fragmentados, organizados em seqüência rígida e com respostas padronizadas.
A escola mantinha uma cultura de racionalidade formal e técnica que dissociava teoria e prática. Essa maneira de trabalhar foi dando origens à prática de ensino baseadas nos conteúdos e atividades sem vínculos. Surgiram propostas curriculares de organização dos conteúdos que eram repetidos ao longo do tempo através do método expositivo com cópias e questionários. Dessa maneira a habilidade cognitiva desenvolvida era a memorização e também a disciplina, fundamentais para o trabalho e a vida social.
A relação entre as novas necessidades das economias de produção flexível com o sistema escolar ocorreu a partir das mudanças ocorridas no mercado com as novas tecnologias. A partir daí surgiu a necessidade de trabalhadores com capacidade, qualificação e autonomia para exercerem novas funções a partir do conhecimento e da totalidade do processo de trabalho.
A escola mais uma vez, se adapta ao mercado de trabalho, para formar trabalhadores e pessoas capacitadas e com comportamentos flexíveis, que consigam adaptar-se a situações novas com rapidez, eficiência e criatividade para resolver problemas.
Portanto um novo trabalhador, que atue na prática a partir de sólidos conhecimentos e que busque aperfeiçoamento constante.
Desse modo a escola desempenha um papel, de acordo com o mercado de trabalho vigente

SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p.9-23.

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