sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Conceito e funções da Educação de Jovens e Adultos

O EJA é uma modalidade de ensino que leva em conta a especificidade de jovens e adultos, como sujeitos de aprendizagem, com currículos, programas, formas de ensino que devem, estar atentos a realidade e a necessidade destes alunos, respeitando o desenvolvimento psicológico e suas modalidades de aprendizagem, seus valores, hábitos, atitudes e formas de organização do conhecimento, sendo a intervenção educativa pouco considerada nesta modalidade.
O EJA possui uma função reparadora no sentido de respeitar o direito de todos a uma escola de qualidade, e, reparar uma dívida social com aqueles que não tiveram acesso a leitura e a escrita como bens sociais na escola ou fora dela, e ao ser privado desse acesso perde um importante instrumento de inserção social.
O EJA possui também a função de suprimento tendo a alfabetização concebida como conhecimento básico necessário a todos num mundo de transformação e por isso direito fundamental do ser humano, promovendo a participação em atividades sociais, econômicas, políticas e culturais, além de ser requisito básico para uma educação continuada durante a vida.
A função equalizadora busca suprir a necessidade de trabalhadores, donas de casa, incluindo-os no sistema educacional, porque tiveram uma interrupção de seus estudos por repetência, evasão ou desigualdade de oportunidades de acesso e permanência à escola, permitindo dessa forma novas inserções no mundo do trabalho, na vida social, bem como na abertura de canais de participação, promovendo o desenvolvimento de sua cidadania.
Outra função permanente do EJA é a qualificadora, ou seja, uma educação voltada para a criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade, visando uma melhor qualificação para o mundo do trabalho e para a atribuição de significados as experiências sócio-culturais trazidas pelos alunos.



REFERÊNCIAS

Parecer CEB nº 11/2000-Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Relator: Carlos Roberto Jamil Cury

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