sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Cultura Surda

A interdisciplina de libras, me ter proporcionado importantes, estudos conhecimentos e reflexões sobre a cultura surda. Em primeiro lugar aprendi que é importante, falar diretamente com a pessoa, me posicionando em sua frente, a fim de que ela possa visualizar bem o meu rosto para que ela consiga observar as minhas expressões faciais, os gestos e o movimento do meu corpo, pois auxiliará bastante no que quero dizer e sempre tendo o cuidado de não ficar de lado ou atrás dela.
Para chamar sua atenção, posso abanar as mãos em seu campo visual ou tocar a pessoa gentilmente. Após o contato, olhar em seus olhos, falar calmamente em tom de voz normal articulando bem as palavras, porém sem exagerar.
O s aspectos da cultura surda que considero importante para interagir com eles é poder apontar, fazer uso da escrita, de desenhos, de dramatização. Também utilizar expressões faciais e corporais. Enquanto estiver conversando manter sempre o contato visual, pois se o olhar for desviado a pessoa poderá pensar que o diálogo acabou.
Normalmente as pessoas surdas demonstram muita facilidade em se comunicar e é preciso estarmos ciente, que o mais importante é buscarmos maneiras de nos comunicarmos com elas. Então cabe aos ouvintes respeitar, entender a cultura surda para uma vida em comum.

Referências:


http://www.virtual.udesc.br/Midiateca/Publicacoes_Educacao_de_Surdos/diss014.htm

http://www.ines.gov.br/ines_livros/9/9_004.HTM

http://www.ines.gov.br/paginas/revista/debate3.htm

Nenhum comentário: