quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A importância da Literatura Infantil

Uma maneira de compreender o mundo é através da literatura infantil, pois proporciona a criança para que tenha uma visão mais ampla de tudo que a rodeia, tornando-a mais reflexiva e crítica, frente à realidade social em que vive atua, desenvolvendo seu pensamento.
É uma maneira de trabalhar com a manifestação de sentimentos e que conduz a criança ao desenvolvimento do seu intelecto, da personalidade, satisfazendo suas necessidades e aumentando sua capacidade crítica. O trabalho com literatura estimula o imaginário, muitas vezes respondendo as dúvidas do indivíduo em relação a tantas perguntas, proporcionando novas idéias para solucionar questões e instigar a curiosidade do leitor.
O texto literário infantil é capaz de exercer fascínio no imaginário da criança. Seja por sua capa, suas ilustrações, por seus diferentes tamanhos, sua representação gráfica ou seu tipo de texto. Torna-se sedutor, sobretudo, quando explora idéias, explana experiências de vida e cruza o mundo real e imaginário.
Através do conto ou de uma história, a criança pode conhecer coisas novas, auxiliando a construção da linguagem, da oralidade, idéias, valores e sentimentos, os quais ajudarão na sua formação pessoal.
Os professores ao incentivarem a leitura e o conto de histórias, motivam as crianças a lerem por prazer e desenvolvendo-lhes a capacidade de sonhar, viver a magia contida nos livros, proporcionando conseqüentemente o gosto pela escrita.
O ambiente escolar é, assim, um meio que precisa prender e cativar o leitor. Como mediador, o professor tem atuação fundamental no processamento da leitura, na escolha dos livros, falas ou produções textuais a serem trabalhadas com os alunos.
Proporcionar a interação com o texto e permitir que a criança faça comparações entre a história que lê com a história da sua vida a partir das suas experiências, é o início de uma relação de aprendizagens múltiplas baseadas na interatividade como fonte de prazer e conhecimento.

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