sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Espaço e Tempo

Os trabalhos do Eixo IV, do quarto semestre I, que abordaram o tema espaço e tempo me levaram a refletir bastante sobre esse assunto a partir das leituras e trabalhos realizados.
É importante valorizar o saber do aluno, suas trajetórias, sua realidade. Ocorrendo dessa maneira investigação, envolvimento num processo de construção de conhecimento do grupo através da participação ativa no sentido de desenvolver suas habilidades, possibilitando organizar os dados da realidade em momentos importantes de troca de aprendizagem, construindo concepções e a consciência do seu papel na sociedade.
Dessa maneira a aprendizagem se torna significativa e prazerosa, havendo busca de conhecimentos de uma maneira globalizada promovendo interação entre professores e alunos.
Os embasamentos teóricos proporcionado por estas interdisciplinas foram muito importantes e significativos para mim, pois me auxiliaram a ampliar meus conhecimentos o que está refletindo na qualificação da minha prática docente com os trabalhos desenvolvidos.
Neste semestre elaborei, uma linha de tempo ( quadro cronológico) dos fatos marcantes do início da minha vida profissional e também realizei a atividade com os alunos.
Então fiz uma linha de tempo sobre os meus dez primeiros anos da minha vida docente, onde tive muitas recordações, algumas com fotos de lugares, pessoas e trabalhos realizados com colegas e alunos.
A minha Linha de tempo começa com a realização de um sonho, minha formatura no magistério. Entre os fatos marcantes da minha vida profissional está o trabalho que realizei com os alunos na horta escolar e realização de trabalhos sobre a preservação do Meio Ambiente juntamente com uma colega que estudava Biologia na época.
Também realizei um Projeto com os meus alunos sobre O espaço e tempo, onde foram realizadas várias atividades entre elas, organização do tempo, Linhas de tempo, observação de fotos, relatos e brincadeiras. A turma gostou muito das tarefas propostas e mesmo após o término, muitos alunos continuavam trazendo fotos para a sala de aula.
Realizei também com a minha turma uma atividade que chamamos: As Formas dos Objetos, que foi muito interessante onde envolveu a confecção de brinquedos com materiais de sucata, brincadeira livre e também do brinquedo escondido, desenhos.
Na realização destes trabalhos com os alunos também surgiram muitos fatos interessantes e alguns até curiosos de suas vidas.
Fiquei encantada com o desempenho demonstrado pela turma na realização da atividade que superou as minhas expectativas. "Diz-me, e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrar-me-ei; envolve-me, e eu aprenderei."
Essas atividades relatadas foram algumas que das quais realizei onde trabalhei com o auxílio dos embasamentos teóricos estudados no eixo.
Esses trabalhos foram bem significativos para mim, pois me fizeram refletir bastante sobre a importância dos mesmos para a minha formação docente, como também dos meus alunos. Também percebi a interdisciplinaridade presente nos trabalhos propostos.
Foi um semestre onde coloquei em prática os novos conhecimentos construídos durante o mesmo.

Nenhum comentário: