terça-feira, 26 de outubro de 2010

A importância da educação

A formação e transformação do ser humano são atribuídas à educação, que tem a incumbência de proporcionar os meios adequados para o exercício de sua liberdade, autonomia e humanidade.
Estamos vivendo muitos desafios, sendo um deles, trabalhar com a diversidade percebendo dessa maneira a importância de aprendermos sobre cada povo, cada cultura, cada etnia. Aprofundando a compreensão da composição étnico-racial que nos rodeia, estarão sendo construídos conceitos que superam os preconceitos da discriminação.
A escola é um lugar de encontro e convívio de diversas culturas e etnias em diferentes fases da vida dos sujeitos. Apresentam características diferentes entre as culturas e também entre as pessoas da mesma cultura que precisam ser trabalhadas neste ambiente de uma maneira que possa abolir preconceitos e discriminação.
A partir de alguns trabalhos aparentemente simples realizados em sala de aula podem ser construídas significativas aprendizagens que irá repercutir na sociedade em geral, como forma de instituir novas maneiras de relacionamento entre diferentes grupos sociais. Desse modo gradativamente repercutido também satisfatoriamente na vida humana como um pequeno progresso que ainda têm muitas conquistas para serem realizadas e alcançadas.
Sendo assim no cotidiano escolar, estamos diante da convivência, diversidade com muitos conflitos, onde sempre se busca a cooperação,desenvolvimento, a inclusão autonomia, na construção de aprendizagens significativas em busca da construção de uma sociedade melhor.
Considerei muito significativo os trabalhos e estudos realizados neste eixo. Então percebi a importância de ser colocada em prática uma proposta curricular voltada para a cidadania que deve preocupar-se com as diversidades existentes na sociedade, uma das bases concretas na qual se praticam os conceitos éticos. A contribuição da escola na construção da democracia é promover os princípios éticos da liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo, no desenvolvimento da humanidade de cada sujeito.

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