segunda-feira, 28 de junho de 2010

Estudo da identidade

No currículo escolar é fundamental o trabalho a sobre vida em sociedade, a partir das vivências de cada aluno, por isso a importância de trabalhar o EU, a FAMÍLIA, BAIRRO, MUNICÍPIO, ESTADO ...,onde aconteça interação e trocas de idéias no grupo. Dessa maneira o aluno ampliará seus conhecimentos de vida em grupo, possibilitando a compreensão do mundo social.
O papel do professor deixa de ser o transmissor de informações, para ser o orientador do processo de construção de conhecimentos, possibilitando ao grupo organizar dados da realidade através da participação desenvolvendo suas potencialidades dos alunos
No estudo da identidade (eu), do aluno na proposta educacional deve ser capaz de situar a relação entre o particular e o geral, quer se trate do indivíduo, sua ação e seu papel na sua localidade e cultura, quer se trate das relações entre a localidade específica, a sociedade nacional e o mundo. A partir do trabalho com a identidade, surge a questão das noções de diferenças e semelhanças. A compreensão do “eu” e a percepção do “outro”, que se apresenta como alguém diferente. A identificação das diferenças no próprio grupo de convívio, considerando os jovens e os velhos, os homens e mulheres, as crianças e adultos, tendo consciência de elementos culturais comuns no grupo local e comum a toda população, e ainda, a percepção de que outros grupos e povos, próximos ou distantes no tempo e no espaço, constroem modos de vida diferentes, que viviam, compreendiam o mundo, trabalhavam, vestiam-se e se relacionavam de outra maneira. É importante a compreensão de que o “antepassado” é aquele que legou uma história e um mundo para ser vivido e transformado. Tudo isso possibilita ao estudante, o conhecimento de si mesmo, à medida que conhece outras formas de viver, as diferentes histórias vividas pelas diversas culturas, de tempos e espaços diferentes.
“O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade para a transformar. (...) Ninguém luta contra forças que não entende, cuja importância não meça, cujas formas e contornos não discirna; (...) Isto é verdade se se refere às forças da natureza (...) isto também é assim nas forças sociais (...). A realidade não pode ser modificada senão quando o homem descobre que é modificável e que ele o pode fazer.“ (FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987). .

O trabalho envolve épocas passadas e lugares distantes e tanto no estudo de acontecimentos do presente como no estudo de acontecimentos do passado, é preciso que os alunos a identifiquem fontes de informação, a organizá-las e interpretá-las, a localizar onde os fatos ocorreram e, também, a organizá-los na ordem em que ocorreram. Pois a partir daí se pode conhecer e compreender o modo de vida de pessoas que viveram em outras épocas e ou em lugares distantes daquele no qual vivemos. É entender a nossa vida no presente. Eis então a importância de trabalhar a noção de tempo nas crianças permitindo a elas se localizarem no tempo fazendo-as perceber o passar do tempo sabendo quantificá-lo, representá-lo e compreendê-lo. Assim como trabalhar com a noção de espaço. Por isso a importância do aluno começar pela realização da sua linha de tempo e aos poucos ir ampliando seus conhecimentos até compreender e organizar outras.
Realizei com a turma, um trabalho sobre a linha de tempo de suas vidas. Ocorreu um grande envolvimento na realização do trabalho deles com o auxílio da família. Durante alguns dias vários alunos continuavam a trazer fotos, contando suas histórias. Observei o quanto foi significativo para os meus alunos a realização do trabalho.


Referências

ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, ACCESS, 1999.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Olá Nilsa!
Cada indivíduo é único, assim quando colocas que conseguiste explorar cada aluno com sua família e esses sentiram-se importante é porque tu fizeste essa ponte, ou seja, fez com que eles trouxessem seu histórico de vida, momentos importantes e significativos que viveram até ali.
A identidade é de um valor imensurável.
Legal teu trabalho!
Abraços, Rose