segunda-feira, 7 de junho de 2010

A importância do teatro na escola

O teatro faz parte da vida escolar com diversas abordagens que se modificaram de acordo com as mudanças que ocorreram na educação. No início foi utilizado como uma forma de aprendizagem de diversos conteúdos, porém mais tarde foi considerado uma disciplina com características próprias que por si só constrói conhecimento.
É possível fazer do teatro um recurso riquíssimo para a aprendizagem de outras disciplinas e transformar jogos e brincadeiras em verdadeiros espetáculos.
Discussões sobre o ensino da Arte procuram refletir sobre a natureza do processo de ensino- aprendizagem artístico, levando a uma reflexão sobre a existência do fato teatral na sala de aula, fazendo um levantamento sobre as condições básicas da teatralidade e procurá-las nas dinâmicas com os alunos para assinalar que potencialmente a aula de teatro é teatro. Esta reflexão será conduzida a partir dos conceitos elaborados por Jacob Guinsburg(2oo1). Ele estabelece que a intenção é o princípio gerador do fenômeno teatral pois este é uma obra realizada a partir de um propósito, de uma deliberação ou de uma vontade.
Aponta também para a existência do texto aqui empregado é ampliado para todo elemento, passível de leitura, com um desígnio e uma ordem referida, então podem se considerar materiais textuais , além da palavra, o gesto, a música, a intenção da fala, os códigos entre outros.
A partir desses apontamentos pode-se afirmar que na escola faz-se teatro.
No trabalho com teatro através do esforço espontâneo surgem ótimos trabalhos utilizando a improvisação e criatividade, onde todas as pessoas são capazes de fazer teatro, dentro de um processo de construção que vai do simples ao complexo.

Através de trabalhos que realizei pude compreender a dimensão que o teatro apresenta e nos possibilita trabalhar na escola com brincadeiras, jogos, improvisação auxiliando os nossos alunos desenvolverem suas potencialidades.
Percebi que tenho muitas possibilidades de trabalha com Teatro, direcionando para que seja prazeroso, despertando o interesse e Participação do grupo. Onde conflitos desaparecem em prol da atividade desenvolvida, ocorrendo mais diálogo, cooperação melhorando dessa forma significativamente os trabalhos desenvolvidos, refletindo na forma de ver e viver o cotidiano.
O teatro pode ser utilizado na escola como reflexão e construção do conhecimento em todas as áreas permitindo um grande progresso aos alunos de uma maneira lúdica.



BRAGA, Hamilton Dias. Teatro-Educação: linhas teóricas e prática em sala de
aula. Porto Alegre: UFRGS, 1986. Dissertação de mestrado, Faculdade de
Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986.


SANTOS, V.L.B. dos. Brincadeira e conhecimento: do faz-de-conta à
representação teatral. Porto Alegre: Mediação, 2002.


SPOLI, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1982.

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