domingo, 20 de junho de 2010

As diferentes etnias

Na prática pedagógica percebo o desafio de trabalhar com a diversidade e a importância de aprendermos sobre cada povo, cada cultura, cada etnia. Aprofundando a compreensão da composição étnico-racial que nos rodeia e assim construindo conceitos que superam os preconceitos da discriminação.

“Formar espíritos abertos à diferença cultural e à sã convivência humana configura porventura o desafio mais instante que se coloca a todos os sistemas educativos que não se demitem de afirmar a sua presença activa na construção de uma história de paz e tolerância, num mundo condenado cada vez mais seguramente à explosão da diversidade”
Roberto Carneiro in Fundamentos de Educação e da Aprendizagem — 21 ensaios para o século 21

Para contribuir nesse processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade livre, justa e fraterna, o processo educacional deve tratar de como se desenvolvem atitudes voltadas para a formação de nova compreensão, de novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiça.
Mudar mentalidades, superar o preconceito e combater ações discriminatórias são atitudes que envolvem valores de continentes de origem dos grupos que compõem a população brasileira.
Quando a cultura é reconhecida como parte indispensável das identidades individuais e sociais, apresenta-se como um pluralismo próprio da vida democrática. Por isso, fortalecer a cultura própria de cada grupo social, cultural e étnico que compõe a sociedade brasileira é fortalecer a igualdade, a justiça, a liberdade, o diálogo e a democracia.
Conhecer outras etnias significa não só a ampliação de horizontes, mas a possibilidade de trabalhar com esse tema rico e complexo.
A escola pode, com isso não só promover o estudo, a reflexão mas também a compreensão de como se constituem identidades e singularidades de diferentes povos e etnias.



Referências:


FRENETTE, Marco. A cor da infância. Caros Amigos, v.26, mai./1999.


PARÉ, Marilene Leal et allii. Mitos, monstros ou anjos: um estudo sobre heterogeneidade: gênero, raça e tempo de escolaridade. Porto Alegre: Ponto-e-vírgula Assessoria editorial, 1998.

PARÉ, Marilene Leal. A contribuição do estudo sobre o negro para o entendimento das diferenças. Cadernos do Aplicação, UFRGS, Colégio de Aplicação, vol 11, n.º 1, jan-jun/ 1998.

SALZANO, Francisco. Em busca das raízes. Ciência Hoje, vol 5, n.º 25. p. 49-53.

Um comentário:

Rose tutora EAD disse...

Óla Nilsa!
Lendo tua reflexão sobre as etnias percebo tua preocupação e respeito pela diversidade, isso demonstra que o educador nortea o trabalho e a compreensão em sala de aula.
É muito significativo fazer com teus educandos tenha essa consciência de igualdade e respeito pelo outro.
Parabéns, por teres essa visão!
Abraços, Rose