domingo, 28 de junho de 2009

Entrevista: Auto imagem e auto estima

Entrevista e identificação quanto à auto- imagem e auto-estima


Realizei o trabalho de entrevista, Como você se sente como aluno (a), negra (a), nesta escola?; com alunos de 6ª e 8ª séries.
Entrevistado:1

“Às vezes me sinto respeitada, mas ainda tem alunos pequenos que não respeitam”. Isso eu acho que eles devem aprender em casa, a não ser racista.
Mas como tem alunos mal educados, também tem alunos educados. É por isso que eu gosto de estudar aqui.”


Entrevistado:2

“Às vezes me sinto muito triste, pois os guris me colocam apelidos que eu muitas vezes odeio, como Snoop Dog, entre outros”. Isso já vem desde a primeira vez que entrei na escola. Sei lá, acho que nunca fiz nada de errado para eles.
Eu estudava em outra escola e sai de lá, pois eu ia embora chorando todos os dias, por apelidos besta. Achei que aqui ia ser diferente, mas não mudou nada, continuou a mesma coisa. É claro que tem pessoas aqui que eu amo e não são poucas. Nas escolas eu tento levar a vida de uma forma legal.
Acho se eu tivesse preconceito, como os brancos, eles também não iriam gostar.
Acho que isso tem que mudar nas escolas.”


Entrevistado:3

“Eu me sinto bem, porém algumas vezes me senti excluída na escola. Mas agora, isso já melhorou bastante, pois muitos me tratam como se fossemos da mesma cor. Tinha que ter um projeto na escola para os alunos aprenderem a não ser racista.”

Entrevistado:4

“Eu me sinto bem, pois eu nunca fui discriminado pela minha cor, nas escolas e nem em outro lugar. No Zaira, também tem muitas pessoas negras, não tem como me sentir mal.”


Nos relatos dos alunos pude evidenciar algumas das Essências citadas no texto de Marilene Leal Pare. Então, Destaco os seguintes:

A 1ª Grande essência- DISCRIMINAÇÃO: preconceito racial, nas piadas, apelidos, brincadeiras, risos, postura do aluno contrária à rejeição.
A 2ª Grande essência- SENTIMENTOS: desgosto às piadas racias, mágoa pela rejeição, alta auto-estima.
A 4ª Grande essência- RELAÇÕES INTERPESSOAIS: amizades com colegas, amor pela escola, relação positiva e afetiva professor/aluno, Relacionamento negativo: colega branco/ colega negro, influência da família.
A 6ª Grande essência- PERCEPÇÃO DE SI: ter auto imagem corporal positiva.
A 8º Grande essência: MECANISMOS DE DEFESA: indiferença (aparente) às ofensas preconceituosas.
A 9ª Grande essência- SENTIMENTO DE NEGRITUDE: A identidade negra, sentindo-se bem como negro, conteúdos sobre os povos negros, diferença entre ser branco e ser negro, a normalidade de ser negra, Identificação com os semelhantes raciais.
Nas entrevistas, os alunos demonstraram, estarem à vontade e muita naturalidade para falar sobre o assunto. Também consideraram importante poder falar sobre sua raça.

REFERÊNCIAS:
PARÉ, Marilene Leal. Auto-Imagem e Auto-estima na Criança Negra: um Olhar sobre o seu -Desempenho Escolar .PEAD/UFRGS, 11f (Texto digitado)

Nenhum comentário: