domingo, 28 de junho de 2009

Dimensões da expressão afro- cultural na escola

Dimensões da expressão afro-cultural na escola


A professora Marilene Leal Pare, nos mostra através do seu trabalho na pesquisa de mestrado, Auto-Imagem e Auto-estima na Criança Negra: um Olhar sobre o seu -Desempenho Escolar, baseada na pesquisa BOYKIN um psicólogo afro-norte americano com sua equipe que detectaram a existência de nove dimensões da expressão Afro- cultura comum a todos.
Em seu trabalho a professora também detectou as nove dimensões, onde foram agrupadas em conteúdos significativos denominadas , as essências. Através do seu trabalho podemos conhecer através da leitura e também considerei muito significativo poder constatar através de entrevistas com alunos afro-descentes as Dimensões da expressão afro-cultural na escola.
De acordo com a orientadora educacional é de fundamental importância um olhar na multiculturalidade existente em nossas salas de aula e especialmente no ethos da tradição africana ainda muito presente que deve ser explicitado principalmente através das 9 (nove) dimensões da expressão cultural que seriam, segundo Boykin (1983,1986): 1) espiritualidade; 2) harmonia; 3) movimento; 4) entusiasmo; 5) afeto; 6) individualismo expressivo; 7) coletivismo (trabalho cooperativo); 8) oralidade e 9)perspectiva do tempo social.
Na escola onde trabalho, observei principalmente após o trabalho com as entrevistas que tem poucos alunos afro-descendentes.
No turno da manhã atuo como professora substituta e trabalho com todas as turmas da escola, que inicia a partir do primeiro ano e vai até a oitava série.
Na escola observo, que é trabalhado com o material do curso A cor da Cultura, em muitas turmas pelas colegas, que desenvolvem trabalhos bem interessantes, principalmente com os alunos do currículo.
No meu trabalho do dia- adia na sala de aula e agora realizando uma reflexão a partir das leituras realizadas posso perceber com mais clareza as dimensões da expressão afro- cultural trabalhadas e bordadas pela autora.
Também a partir de alguns trabalhos realizados como o da Menina Bonita do Laço de Fita, O Menino Marrom, entre outros. Refletindo percebo que a espiritualidade flui de uma maneira muito natural, com a participação em um grupo religioso. A harmonia através da valorização demonstrada nos trabalhos aos eventos da natureza. O movimento tão característico na capoeira, dança, música que são tão admirados e exercitados por muitas pessoas de várias etnias. O entusiasmo também muito peculiar na forma de largos sorrisos, com muita descontração e alegria no seu modo de ser e agir. O afeto também expresso no seu modo de ser e agir dando muita importância aos sentimentos e pensamentos. Individualismo Expressivo, são pessoas com uma forte expressão no seu modo de ser, demonstrando algo muito singular e um brilho especial no seu modo de ser. Coletivismo demonstrado nas atividades realizadas com cooperação, comprometimento, mantendo bons vínculos de amizade. Oralidade, normalmente são espontâneos e comunicativos a conseguindo cativar, através da sua fala. Perspectiva do tempo social, demonstram a valorização e importância da construção social.
Para contribuir nesse processo de superação da discriminação e de construção de uma sociedade livre, justa e fraterna, o processo educacional deverá tratar de como se desenvolvem atitudes voltadas para a formação de novos comportamentos, de novos vínculos, em relação àqueles que historicamente foram e ainda são alvo de injustiças.
Quando a cultura é reconhecida como parte indispensável das identidades individuais e sociais, apresenta-se como um pluralismo próprio da vida democrática. Por isso, reconhecer e valorizar a cultura própria de cada grupo étnico que compõe a sociedade brasileira é fortalecer a igualdade, a justiça, a liberdade, o diálogo e a democracia.
Neste processo a escola está em primeiro lugar, porque é o lugar onde convivem crianças de níveis socioeconômicos diferentes, com costumes e dogmas religiosos diferentes, com visões de mundo diversas. Em segundo lugar, é na escola que são ensinadas as regras para o convívio democrático com os diferentes. Em terceiro lugar, a escola apresenta ao estudante conhecimentos sistematizados sobre o Brasil e o mundo, e a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões sobre questões étnicas e sociais.
A escola portanto tem um importante papel a desempenhar nesse processo de construção, percebendo as nove expressões afro-culturais, afim de viabilizar um melhor convívio com os alunos presente nas nossas salas de aula, e também dessa maneira proporcionando-lhes uma educação de melhor qualidade.



REFERÊNCIA

Texto elaborado para o PEAD,baseado em: PARÉ,Marilene Leal. Auto-Imagem e Auto-Estima na Criança Negra: um Olhar sobre o seu Desempenho Escolar. Dissertação de Mestrado, PUC, Porto Alegre, 2000

Nenhum comentário: