segunda-feira, 5 de julho de 2010

Valorizar o saber do aluno

É muito importante valorizar o saber do aluno, suas trajetórias, sua realidade. Ocorrendo dessa maneira investigação, envolvimento num processo de construção de conhecimento do grupo através da participação ativa no sentido de desenvolver suas habilidades possibilitando organizar os dados da realidade construindo concepções e a consciência do seu papel na sociedade.
É importante trabalhar as semelhanças e diferenças, pois através dos processos de classificação e das relações que as crianças constroem conceitos.
O trabalho pode partir da criança para o outro, do local para o distante, do presente para o passado fazendo um paralelo, da perspectiva do pequeno grupo para a perspectiva de outros grupos e classes.
Na interação com o mundo social, os alunos vão conferindo significados de acordo com sua lógica de pensamento que vão explicitando e, muitas vezes, materializando através de “erros”. Esses erros são importantes, pois representam pistas, indícios, que permitem inferir as suas concepções sobre o mundo social. Também porque, sobre um alicerce, constituído pelos saberes atuais dos alunos, que, sem dúvida, são impulsionadores de aprendizagens, é possível planejar situações que provoquem novas aprendizagens, pois todo novo conhecimento se origina a partir dos conhecimentos anteriores, como afirma Beatriz Aisenberg (1994, p.138
Existem várias metodologias a serem utilizadas como entrevistas, passeios, maquetes, painéis entre outros que tornam a aprendizagem significativa e prazerosa, havendo busca de conhecimentos de uma maneira globalizada promovendo interação entre professores e alunos.


Referências


AISENBERG, Beatriz e ALDEROQUI, Sílvia (Comps). Buenos Aires: Paidos, 1994. AISENBERG,Beatriz. Para que y como trabajar em el aula com los conocimientos prévios de los alumnos: um aporte de la psicologia didáctica de estúdios sociales para la escuela primaria. In: Didactica de la Ciências Sociales: aportes e relexiones.



NEVES, Iara C. Bitencourt; SOUZA, Jusamara Vieira; SCHÄFFER, Neiva Otero et al (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Ed. Da Universidade / UFRGS, 1998.

Nenhum comentário: