sábado, 3 de julho de 2010

Aprendizagem significativa

Faz-se necessário a escola oferecer ao aluno um ensino que lhe possibilite o conhecimento e a compreensão das relações de tempo e espaço, ou seja, pelo conhecimento da temporalidade das relações sociais, das relações políticas, das formas de produção econômica, das formas de produção da cultura das idéias e dos valores. Transformando-o assim num ser capaz de criticar, analisar, interpretar e transformar os processos históricos, enquanto sujeito do meio em que está inserido. Sendo capaz de ações que contribuam para uma consciência política mais participativa, capaz de refletir sobre as questões e os problemas locais, do país, do mundo, e posicionar-se de forma crítica e coerente.
É importante valorizar o saber do aluno, suas trajetórias, sua realidade. Ocorrendo dessa maneira investigação, envolvimento num processo de construção de conhecimento do grupo através da participação ativa no sentido de desenvolver suas habilidades, possibilitando organizar os dados da realidade em momentos importantes de troca de aprendizagem, construindo concepções e a consciência do seu papel na sociedade.
Dessa maneira a aprendizagem se torna significativa e prazerosa, havendo busca de conhecimentos de uma maneira globalizada promovendo interação entre professores e alunos.





Referências



ANTUNES, Aracy do Rego; MENANDRO, Heloisa Fesch; PAGANELLI, Tomoko Iyda. Estudos Sociais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro, ACCESS, 1999.

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