quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Contribuições de Comênio para a Didática

A partir de alguns questionamentos sobre as contribuições de Comênio, conhecido com o “pai da didática” nos foi proposto realizar uma reflexão. Então a partir das leituras propostas pude perceber que o material didático na época em que foi produzido por Comênio possibilitou uma importantíssima mudança, de grande valia, sendo um marco para a educação.
Também pude perceber que existem muitos elementos da pedagogia de Comênio no meu contexto de trabalho. Ao realizar uma análise, das relações entre as idéias do autor e meu contexto de trabalho, o que me chamou muito a atenção foi a sua preocupação em refletir sobre a prática docente, apresentando suas idéias sobre uma nova forma de ensino a ser utilizada pelos professores ou seja um método a ser utilizado pelo professor em sala de aula fim de oportunizar aos alunos um estudo e aprendizado com mais eficácia e qualidade. Ainda hoje, continuamos empenhados em refletir sobre a educação e a busca da qualificação do ensino. Podemos perceber o quanto essa reflexão e também a ação se faz necessário para a construção das bases sólidas, de uma sociedade mais consciente do seu papel.
Outro ponto importante também na pedagogia de Comênio fala sobre a importância de levar em consideração o aluno, não sobrecarregando as aulas, motivar os alunos, proporcionar atividades com auxílio mútuo descanso e diálogo, brincadeira, música.
Aqui percebo no meu contexto a valorização do aluno através de estudos realizados e também a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola, oportunizando o diálogo, trabalho em grupo, com jogos e música entre outros, visando a valorização do aluno.
Também a educação com igualdade para todos de Comênio continua, sendo uma luta na nossa atualidade, pois sabemos do grande índice de analfabetos em nosso país e temos os índices que nos mostram também uma imensa desigualdade na educação.
Comênio, escreveu sobre um ensino baseado no realismo, onde os alunos tenham oportunidade de realizar experiências, observações para uma efetiva e significativa aprendizagem e não uma simples repetição de conceitos prontos sem uma verdadeira compreensão.
Esse trecho da pedagogia de Comênio, considero fundamental para a educação pois vai de encontro com os estudos realizados por Piaget, onde a partir daí surgiu a proposta construtivista, onde o sujeito constrói o seu conhecimento a partir da interação com o meio em que vive. De acordo com Piaget a aprendizagem acontece a partir da ação do sujeito, podendo ser física ou mental.
Comênio já começava a pensar na importância de uma educação com significado para o sujeito, a partir da construção pessoal de cada um e também percebia a importância de ser oportunizado aos alunos o trabalho em grupo e as trocas de experiências, na construção do conhecimento.

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