sábado, 12 de setembro de 2009

As marcas que as práticas pedagógicas deixam em nossas vidas

“Prefiro pensar que o aprendizado vem dos primeiros contatos e vivências dos mestres que por longos anos tivemos, desde o maternal. As lembranças dos mestres que tivemos podem ter sido nosso primeiro aprendizado como professores. Suas imagens nos acompanham como as primeiras aprendizagens. (...) Repetimos traços de nossos mestres que, por sua vez, já repetiam traços de outros mestres. Esta especificidade do processo de nossa socialização profissional nos leva a pensar em algumas marcas que carregamos. São marcas permanentes e novas, ou marcas permanentes que se renovam, que se repetem, se atualizam ou superam”. (Miguel Arroyo, Ofício de Mestre, 2002, p. 124)





O primeiro trabalho que realizei na Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação constitui-se em realizar a leitura do texto:“O menininho”, de Helen Buckley. Após refletir sobre as seguintes questões:Quais seriam os meus desafios frente a essa criança? Atividades que, desenvolvo com seus alunos a fim de possibilitar que estes cresçam com autonomia e desenvolvam sua criatividade e por fim, quais as marcas pedagógicas que gostaria de deixar em meus alunos?
A partir das minhas reflexões pude perceber que no trabalho com esse aluno, um desafio a ser superado seria fazer com que ele conseguisse aos poucos também conquistar novamente a sua autonomia, o seu desejo e entusiasmo, nas suas descobertas na construção de seus conhecimentos no processo educacional.
Na minha prática docente considero muito importante o trabalho com diálogo, o incentivo ao grupo de alunos possibilitando manifestarem sua livre expressão e criatividade através das atividades propostas. Procuro realizar muitos trabalhos diversificados, principalmente em grupo, oportunizando a observação, a troca de experiências, pois observo que é muito enriquecedor.Também incentivo e valorizo os trabalhos realizados mostrando ao grupo que cada pessoa tem o seu potencial. Organizo exposições dos trabalhos e dialogamos sobre a importância da diversidade e produção de cada um com sua beleza e peculiaridades.
Gostaria de deixar nos meus alunos as marcas do diálogo, como uma maneira de buscar a compreensão entre as pessoas. Também a valorização da livre expressão de cada um, no desenvolvimento pessoal e a importância do convívio social na comunidade. Lembranças de atividades lúdicas, com muita interação, convivência com autonomia, respeito, responsabilidade, cooperação na busca através da educação, de uma vida melhor na sociedade, onde cada pessoa pode contribuir da sua maneira. Enfim a valorização da construção do conhecimento para a vida em um mundo melhor, mais justo e fraterno.
Através desta atividade, pude perceber ainda com mais clareza a importância do papel do professor em sala de aula, e as marcas que ficam em nossos alunos da nossa prática docente. Observo na minha prática, que principalmente para os alunos das séries iniciais a professora é um exemplo um modelo a ser seguido.
Comecei a refletir e lembrei-me de reencontros com ex- alunos e de relatos seus sobre minhas aulas, diálogos, acontecimentos do dia a dia da turma, e até mesmo de muitos trabalhos que realizamos. Eles contavam e eu quase não lembrava de nada. Mas foi muito interessante e gratificante ouvir seus relatos e perceber muitas marcas que ficaram em suas vidas. Tenho a grata certeza que já plantei muitas sementinhas que frutificaram na construção de uma sociedade melhor.

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