domingo, 4 de outubro de 2009

Multiplas Linguagens

Foi muito bom realizar uma reflexão sobre as múltiplas linguagens pois a maneira de se comunicar através da fala, escrita e leitura, não ocorre sempre do mesmo modo. Podemos observar que, no decorrer da história da humanidade aconteceram muitas mudanças no modo de falar, escrever e ler.
O modo de se expressar não segue a um padrão estabelecido, vai sofrendo mudanças em uma grande diversidade cultural. A fala, a escrita e a leitura se diferenciam, pois não falamos sempre da mesma maneira, não escrevemos seguindo o mesmo estilo.
O uso da linguagem se diferencia de acordo com a exigência da situação, sendo influenciada pelo ambiente em que nos encontramos, pelas pessoas presentes entre outros.
Também em diferentes situações, utilizamos a escrita de maneiras distintas como por exemplo em trabalhos acadêmicos, em bilhetes para as famílias dos alunos, anúncios, cartas para amigos. Para cada situação a escrita é pensada e feita de uma maneira diferente.
Atualmente com o uso das novas tecnologias da informação e comunicação, foram surgindo novas maneiras de se comunicar, que em muitos casos, se parece mais com o modo de falar, não se preocupando com o padrão formal da língua escrita, sendo utilizadas muitas abreviaturas das palavras.
A cada nova geração, o ser humano vai mudando o seu modo de ver, ler, falar e escrever no seu contexto social e cultural. É importante, o professor estar atento a essas mudanças para conseguir, trabalhar com o processo de comunicação formal da escola e informal do cotidiano.


DALLA ZEN, Maria Isabel; TRINDADE, Iole Maria Faviero. A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais. In: XAVIER, Maria Luisa (Org.). Disciplina na Escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. p. 123 -133. (Texto 1 – Módulo 1)

Nenhum comentário: