sábado, 18 de outubro de 2008

Organização escolar numa perspectiva democrática


Na Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental elaborei uma produção textual a partir da leitura Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências, MEDEIROS ( 2008 ) ; LUCE ( 2008), e também a partir das seguintes questões norteadoras:

1. Como se dá a organização escolar em uma perspectiva democrática?

2. Quais são os seus elementos, instâncias, processos?

3. Como se dá a gestão escolar da escola em que você atua, comparando com a organização proposta no mapa?

4. Quais as possibilidades/necessidades que você percebe a partir do que até agora foi estudado sobre Gestão Democrática?

Organização escolar numa perscpectiva democrática


A organização escolar em uma perspectiva democrática esta baseada na participação de toda a comunidade escolar que são os professores,alunos, direção, pais e funcionários na construção em um dos instrumentos fundamentais nesse processo que é o Projeto Político Pedagógicos, que ganha consistência e solidez a medida que vai captando sistematicamente a realidade a qual se insere.

A Gestão democrática possui instâncias de funcionamento que são a dimensão financeira, que se dá através dos repasses regulares de verbas para aplicação nos recursos desejados pela escola e posterior prestação de contas; a dimensão administrativa, com o planejamento participativo, a eleição de diretores, o funcionamento do Conselho Escolar e as agremiações, associadas ao trabalho da escola; a dimensão pedagógica, que evolve o Projeto pedagógico e as ações realizadas para que o mesmo seja alcançado pedagogicamente; a dimensão relacional, que constitui do eficiente relacionamento com o sistema, com outras redes de ensino e instituições envolvidas com a educação que podem auxiliar a escola a colocar em prática seus objetivos expostos no Projeto Pedagógico.

A realização desse processo é um instrumento importantíssimo na construção de uma escola que busca ser democrática. A organização da escola é bem complexa e precisa da colaboração de todos os envolvidos.

Outro fator muito importante nesse processo é a autonomia da escola oferecendo possibilidades políticas educacionais visando melhorar sua atuação empregando de forma mais objetiva a mobilização, transparência, iniciativa, criatividade, vencendo desafios enfrentados no cotidiano que são muitos.

A gestão democrática organiza-se através da democracia representativo como democracia participativa.

A democratização da educação que vivenciamos veio através da abertura política na década de 1980.

Depois tivemos A nova Constituição Brasileira, de 1988, Constituições estaduais Leis Orgânicas municipais .

Após prosseguidos com o processo de readondamento legal com o ECA, a nova LDB e o novo PNE e o FUNDEF.

Na gestão escolar da escola onde eu trabalho são realizados muitos esforços no sentido de atuar na sociedade de uma maneira mais democrática possível.

Estamos reconstruindo nosso Projeto Político Pedagógico de acordo com as mudanças ocorridas na escola. Estamos repensando, rediscutindo com toda a comunidade escolar maneiras de melhorarmos o que já tínhamos. Sendo que a equipe diretiva também desempenha um papel muito importante neste processo, demonstrando interesse em democratizar o espaço escolar com uma postura de diálogo e votação quando não há consenso de idéias, buscando sempre viabilizar avanços nesse processo difícil e complexo.

Acredito que dessa maneira estamos aprendendo a construir práticas democráticas tão sonhadas e almejadas na escola.

A partir do que foi estudado até agora sobre Gestão Democrática percebo que ainda falta aos governos atenderem com mais eficiência a educação para que a escola tenha condições de proporcionar uma educação com mais recursos e conseqüentemente uma maior qualidade.

Também cabe a sociedade continuar lutando para que as conquistas alcançadas sejam realmente colocadas em prática como também no avanço das mesmas.

Penso que a escola tem um papel fundamental nesse processo possibilitando aos discentes tornarem-se cidadãos mais críticos, criativos e conscientes do seu papel por uma sociedade mais justa e igualitária que luta por seus direitos em busca da Democracia.

3 comentários:

Suelen Assunção disse...

Que ótimo texto!
Bem estruturado, com ênfases pertinentes para a temática.
Parabéns.
Um excelente material para estudo.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Olá Nilsa, tudo bem? Muito boa tua reflexão sobre Gestão democrática, porém para que ela aconteça de forma efetiva, tem que haver uma mudança, haver “CONSCIENTIZAÇÃO”. Para isso precisamos fazer uma parceria família x escola, já que esta segunda não está isolada do resto da sociedade.
Educar para a cidadania democrática exige que a escola tenha uma nova visão de trabalhar os conteúdos, articulando-os com o cotidiano dos alunos e utilizando-os no ambiente - físico, social e político. Para isso é preciso que a escola, a família e todos os envolvidos no processo se contaminem pelos mesmos ideais. Contar com profissionais comprometidos, abertos a mudanças e novos desafios é de fundamental importância. Esse é um trabalho de "formiguinha", pois nada muda de um dia para outro. É preciso começar esse movimento em torno da família e dar continuidade na escola, para que se pautem na democracia participativa, para que todos os envolvidos - reconheçam a importância de se educar para a cidadania. Segundo o filósofo chinês Lao Tsé "A melhor maneira de fazer é ser". Um abraço, Gi-Tutora OGE

Gláucia Henge disse...

Oi Nilsa! Essa produção textual mexeu com as estruturas da sua visão da escola, não é? Que bacana que você não somente olhar para a sua realidade, mas também visualizar pontos onde se pode começar a atuação enfática em busca de uma gestão verdadeiramente democrática.

Abraços, Gláucia.
tutora - Org.Ens.Fundamental