segunda-feira, 30 de junho de 2008

Trabalhando com Sombra

Foi solicitado pela inter disciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais no Módulo 2 - Ciclos da Natureza: Noções de Tempo e Espaço um planejamento e a realização com os alunos de uma atividade sobre Sombra e sua conceituação pelo grupo.

Então confeccionei e distribui aos alunos recortes com algumas figuras geométricas (círculo grande e pequeno; quadrado grande e pequeno ; retângulo grande e pequeno), para que usassem esses elementos, fazendo sombra.

Assim que li a proposta da atividade imaginei que seria muito difícil para os meus alunos. Porém realizei a atividade e fui surpreendida com a participação e interesse do grupo.

Fiquei encantada com o desempenho demonstrado pela turma na realização da atividade que superou as minhas expectativas.

Aqui abaixo está o trabalho

Inicialmente expliquei para os alunos que iríamos realizar uma atividade sobre sombras, no pátio da escola. Mostrei para eles as figuras que seriam utilizadas na atividade e logo as identificaram pois já tinham esse conhecimento e também, eu já havia realizado algumas atividades sobre espaço e forma da interdisciplina de matemática com a turma.

Então descemos para o pátio da escola, para a realização do trabalhado. Pedi para eles formarem grupos de três alunos, distribui os recortes das formas geométricas e expliquei a atividade.

Solicitei aos alunos que obtivessem sombras iguais com dois recortes diferentes. Observei que muitos logo juntaram figuras iguais em cores e tamanhos diferentes aparecendo as sombras iguais. As sombras estavam bem visíveis, e eles não demonstram dificuldade para realizar a tarefa.

Logo depois pedi aos alunos que pegassem duas figuras diferentes para formar outras sombras. Então se realizaram, usando a criatividade e imaginação, surgindo muitas figuras no chão como: boneco de neve, com os círculos de tamanhos diferentes; árvore com o retângulo e o círculo; pirulito com círculo e retângulo ; pessoa com quadrado e círculo; carrinho com retângulo e círculo; letra i com retângulo e círculo, cruz com dois retângulos, placa com retângulo e quadrado, vagão de trem com quadrado e círculo e outras figuras geométricas variando as peças que tinham.

Pedi aos alunos para formarmos um círculo para conversarmos. Perguntei a eles por que havia sombra e logo associaram a luz e então observaram as nossas sombras no círculo e também a sombra do Ginásio da escola.

Voltamos para a sala de aula e eles continuavam entusiasmados com a atividade, ficavam observando as sombras no corredor da escola, porém dizendo que agora era mais fraca. Então questionei porque aquela sombra era assim e logo alguns alunos responderam que era porque não tinha o sol, estávamos na sombra por que a escola tem telhado.

Dentro da sala, questionei se sombra era o mesmo que escuro. Não houve consenso na resposta. Disseram que tinha luz entrando então surgiu a idéia de fecharmos as cortinas e a porta , ficando quase escuro. Mesmo assim os alunos observaram que não estava totalmente escuro pois entrava luz pelas frestas da janela, como no dia que a professora tentou tirar uma foto no escuro, mas não deu porque entrava a luz do sol na sala pelas frestas das cortinas da janela. Realmente já havíamos tentado deixar a sala no escuro sem sucesso, quando tirei algumas fotos com atividades no quadro e sempre ficava o reflexo de luz do sol.

Eu sempre faço a data no quadro para a turma, colocando também a frase: Hoje o dia está: onde sempre desenhamos o sol, sol e nuvens, ou a chuva conforme o dia se apresenta. E algumas vezes já houve questionamentos dos alunos nesse sentido. Pois aconteceu em certos dias ao iniciar a aula, termos desenhado o dia chuvoso e repentinamente apareceu o sol, então realizamos um trabalho de pesquisa sobre seus questionamentos. Acredito que esse trabalho realizado anteriormente, auxiliou bastante na realização dessa tarefa.

Depois fiz a pergunta: A sombra da árvore é sempre a mesma durante todo dia? Um aluno prontamente me respondeu que não, “ que ela depende da posição do sol, ele vai mudando e ela também.”

Realizei também o seguinte questionamento. O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? A turma respondeu que sim, pois no escuro fica difícil escrever quando, falta luz na escola. Que quando tem temporal o dia fica escuro e dá muito medo principalmente das trovoadas, e que não pode ter televisão e outros eletro domésticos ligados. Conforme a opinião da turma, o escuro só é bom para dormir.

Foi comentado também que durante o dia é muito bom brincar, estudar, enfim fazer todas as coisas, principalmente se o dia tiver ensolarado fica tudo mais gostoso. Nos dias chuvosos é ruim sair de casa, não da para brincar na rua.

Então no final perguntei para a turma, o que é sombra?

Houve muita participação do grupo, surgindo complementações de idéias entre elas:

O sol faz dar sombra

O sol bate nas coisas e faz dar sombra

Então ficou a seguinte definição: Sombra é o reflexo da luz do sol nas coisas.

Para finalizar escrevi a definição no quadro e pedi para eles copiarem




Um comentário:

Maxi disse...

Um lindo trabalho, sem duvida, Nilsa!
Parabens!