segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Linha de Tempo: A Educação nas Constituições





Na interdisciplina Organização e Gestão da Educação, realizamos um trabalho em grupo de pesquisa, nas Constituições do país a partir de 1934 sobre alguns aspectos importantes da história da educação ao longo desses períodos. Nosso grupo realizou um intenso trabalho através do Fórum do ROODA, com muita participação, interação, troca de idéias, na construção da nossa linha de tempo sobre a Educação nas Constituições. Tivemos a oportunidade de obter conhecimentos sobre as raízes da educação e observar como ela vem sendo administrada e o seu caminho percorrido na nossa história.

Através do trabalho pude conhecer as mudanças que ocorreram na educação, porém na Constituição de 1988 aconteceram significativos avanços na educação do país onde se iniciou uma caminhada para um processo de democratização da educação.

3 comentários:

Suelen Assunção disse...

Oi Nilsa!
Fiquei curiosa em conhecer um pouco do diálogo que tiveram no fórum do ROODA.
Que tal trazer um pequeno excerto de lá para exemplificar.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...

Nilsa... Que bom que conseguiste ter esta visão da caminhada da Educação dentro de diversos contextos sociopolítico e pedagógico! Realmente este trabalho possibilitou fazer uma análise da educação nas diversas constituições brasileiras, detendo-se sobre elementos do contexto onde estas são concebidas. Evidencia que a presença da educação nas constituições relaciona-se com o seu grau de importância ao longo da história. Enquanto nas primeiras constituições, as referências são escassas, a presença de artigos relacionados com o tema cresce significativamente nos textos das constituições posteriores Expressando desejos de reforma da sociedade para a constituição de uma educação pública e de qualidade para todos.
O aprofundamento do tema permite apreciar o contraditório movimento da educação enquanto um valor que passa a incorporar-se aos anseios sociais sem, contudo, oferecer a cidadania plena. Do mesmo modo, permite melhor situar as reformas de educação propostas ao longo da história. Um abraço, Gi-Tutora OGE

Gláucia Henge disse...

A educação democrática é uma conquista relativamente recente em nossa história, não é mesmo?
Tomara que possamos vivenciá-la plenamente na prática escolar, em breve!

Abraços, Gláucia.
Tutora - Org.Ens.Fundamental